...

Logo

"DiverCidade" Novo Livro de Luiz Alberto de Campos Gouvêa

"DiverCidade" Novo Livro de Luiz Alberto de Campos Gouvêa

DiverCidade, o mais novo livro do professor Luiz Alberto de Campos Gouvêa, propõe uma política habitacional que integra áreas urbanas e rurais em uma rede de "DiverCidades" — megaestruturas sustentáveis, densas e compactas, equilibradas com a natureza. Essas cidades são inteligentes, tecnológicas e projetadas para a quase autossuficiência, com foco nas pessoas e no meio ambiente.

A obra, bem fundamentada, apresenta conceitos e soluções essenciais para o nosso tempo, como o Banco Federal de Terras e Emergências, o acréscimo do conceito de risco à urbanização da favela e ainda apresenta exemplos de experiências bem-sucedidas. A ideia central é desenvolver uma rede urbana diversificada e sustentável, que minimize os problemas habitacionais e promova a inclusão social, refletindo a diversidade e a vitalidade da sociedade brasileira.

O livro está disponível em formato físico e ebook. Clique nas opções para adquirir o seu exemplar.


Luiz Alberto de Campos Gouvêa - O Jacaré, é arquiteto, graduado na Universidade de Brasília (1979), especialista em Planejamento Habitacional (UnB, 1982) e em Metodologia do Ensino Superior (UniCEUB, 1983), mestre em Planejamento Urbano (UnB, 1988), doutor em Arquitetura e Urbanismo (USP, 1995) e pós-doutor pela Universidade Politécnica da Catalunha (1999). 

Trabalhou como arquiteto e urbanista no Governo do Distrito Federal (1980/1991 e 1997/1998), desenvolvendo projetos e trabalhos de desenho urbano/urbanização de favelas e planejamento urbano. Dedica-se à pesquisa e ao ensino desde 1980. Foi pesquisador da FINEP (Inventário da Ação Governamental na área da Habitação. v. II) e bolsista do CNPq (pesquisa sobre a forma urbana e meio ambiente). Lecionou Urbanismo na Universidade Católica de Goiás, na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e de 1993 a 2017 foi professor e pesquisador da Fundação UnB, onde coordenou pesquisas sobre habitação, forma urbana sustentável e o projeto de extensão, “Projetando com a população: uma experiência de pesquisa, ensino e extensão universitária”.

Autor dos Livros: “Brasília: a capital da segregação e do controle social” (Editora Annablume, SP, 1995); “Biocidade: conceitos e critérios para um desenho ambiental urbano” e Cidadevida (Nobel, SP, 2002 e 2008). Cidaderural (Editora da FAU/UnB, 2012). Escreveu, também, “Habitação Popular no Brasil” (Annablume Editora, 2016). Publicou, pela editora Kiron, “O Caminho: um método de pesquisa”, “O papel social do arquiteto” e “A cidade compartilhada com a terceira idade”, em 2018, 2019 e 2021. Organizou, em conjunto com outros autores, os livros “Sobre o Ensino de Arquitetura e Urbanismo”, editora INEP/MEC, 1999 e “Controvérsias ambientais”, editora da UnB, 2003. 

É também autor de vários artigos sobre habitação e planejamento urbano nos livros da Coleção Brasília/Ed. UnB. 

Assessorou, de 1982 a 1991, o Movimento Popular em Brasília e ajudou a fundar o Sindicato dos Arquitetos e o Sindicado dos Servidores Públicos do DF, nos quais ocupou, por vários anos, cargos de direção. 

Atualmente, desenvolve pesquisas na “Fundação Jacaré”, sobre habitação para terceira idade - Projeto “A cidade compartilhada com a terceira idade”, além dos projetos de pesquisa sobre: métodos de pesquisa, política habitacional urbana e rural, a forma urbana sustentável e diversificada em regiões de clima tropical de planalto e os projetos “Cidade rural” e “O produtor de água”.

Logo

Mensagem Online